Top
  >  Turismo de experiências   >  Viagem de Fim de Ano: 4 destinos para quem ama pedalar
Já imaginou fazer uma viagem de fim de ano e ainda unir a paixão por pedalar?

Passar a virada de ano em um destino atrelado à uma atividade que te faz bem, pode ser uma experiência incrível e energizante.

Muitos destinos no Brasil são conhecidos por atrair visitantes, durante o fim de ano, que querem “fugir” do grande agito causado por shows, festas ou queima de fogos grandiosos.

E é por este motivo que fizemos uma lista com sugestões de destinos para você programar uma viagem para um destino que ofereça a oportunidade de você pegar a bicicleta e explorar.  

1. RIO DE JANEIRO/RJ

O Rio tem mais de 140km de ciclovias, além de belas áreas naturais para trilhas e Mountain Bike, como a Floresta da Tijuca. Porém, para fugir do agito e aglomeração que se concentra na cidade do Rio de Janeiro nessa época do ano,  sugerimos que siga para a região serrana do estado e ali, se hospede e explore a região de bicicleta.

Você pode optar por uma estadia em uma hospedagem de bem-estar, preparada para o fim de ano e a partir dali, desenhar o percurso que deseja percorrer de bike.

2. ESTRADA REAL - MG/RJ

A Estrada Real sai de Diamantina em Minas Gerais e chega até Paraty, no Rio de Janeiro, em um trajeto de mais de 1.600 km, passando por cidades históricas, com diferentes tipos de trajetos e níveis de dificuldade. E ainda se divide em 4 caminhos diferentes:

– Caminho Velho

Também chamado de Caminho do Ouro, foi o primeiro trajeto determinado pela Coroa Portuguesa e liga Ouro Preto a Paraty.

– Caminho Novo

Criado para servir como um caminho mais seguro ao porto do Rio de Janeiro, principalmente porque as cargas estavam sujeitas a ataques piratas na rota marítima entre Paraty e Rio.

– Caminho dos Diamantes

Esse caminho tinha a intenção de conectar a sede da Capitania, Ouro Preto, à principal cidade de exploração de diamantes, Diamantina.

– Caminho Sabarabuçu

Distrito de Ouro Preto, o lugar é cercado por esplêndidas paisagens de montanha e lendas que permeiam o imaginário popular, o nome de Estrada Real.

3. ESTRADA SALESÓPOLIS/CARAGUATATUBA – SP

Conhecida como Estrada da Petrobrás, por servir como acesso para veículos de manutenção do oleoduto que liga o porto de São Sebastião a diferentes refinarias, a Salesópolis-Caraguatatuba tem 75km de percurso numa estrada de terra.

Esta viagem é uma das mais conhecidas dos cicloturistas de São Paulo e é considerada uma das descidas de serra mais bonitas.

A estrada atravessa o Parque Estadual da Serra do Mar, cortando a mata e oferecendo vistas muito bonitas dos vales. A estrada é ótima para bicicleta.

As condições da estrada são variáveis dependendo da manutenção.

4. PARQUE CEMUCAM – Cotia/SP

O parque foi criado com o intuito de divulgar o campismo e atender escoteiros. Atualmente, o Parque Cemucam é uma ótima opção para práticas esportivas, mountain bike, passeios, piqueniques, caminhadas, relaxamento e descanso.

No parque tem uma trilha especial para quem pratica Mountain Bike, em seus 8km de extensão, com alguns obstáculos que aumentam a adrenalina durante o pedal.

Em Cotia você encontra muitas opções de casas para locação por temporada, o que é uma boa pedida para ficar mais perto do parque e aproveitar melhor o dia sem perder tanto tempo no deslocamento. 

São muitas as opções pelo Brasil para passeios e aventuras aos amantes de bicicleta, sem falar em diversos outros roteiros especializados para cicloviagens, como por exemplo, a Serra da Graciosa no Paraná, que pode sim entrar como a 5º opção de destino para sua viagem de fim de ano.  =D

Somos uma comunidade que informa, compartilha e conecta você ao universo de bem-estar e autoconhecimento através do Turismo de bem-estar e Retiros.

Postar um comentário