Top
  >  Destino de bem-estar   >  6 Destinos Brasileiros para um Fim de Ano Recheado de Aventuras

Se você é daquelas pessoas que curte aproveitar a virada de ano em ritmo de aventura, esse é o post certo para você.

O fim de ano é uma época em que a busca por uma viagem para aproveitar períodos de férias ou recesso aumentam, e por este motivo, se planejar e escolher com antecedência o seu destino, fará com que você aproveite dias especiais de aventura e bem-estar.

Nós fizemos uma lista com 6 destinos que são pura natureza, com experiências ímpares e recheados de trilhas e cachoeiras para que você curta muito esse período em que corpo e mente pedem descanso e aquela dose extra de energia positiva.

1- Parque Nacional da Chapada das Mesas/MA

Localizada no Maranhão, na fronteira com o Tocantins, há muitas belezas naturais quem encantam os olhos e alma. Além disso, por ser menos “famosa” que as outras chapadas, nos traz uma sutil sensação de ter sido ainda menos explorada.

Sua região é extremamente rica em espécies de animais e de plantas e lá, você encontra um cardápio de cachoeiras e lagos de tons impressionantes de azul.

Tem bastante opção de passeios  que contam com passarelas para travessia, por isso que lá costuma-se encontrar famílias inteiras, incluindo idosos e crianças.

Então, fica a dica Amo como uma opção de viagem com a família inteira.

2- Cânions Cambara do Sul/RS

A quase mil metros de altitude a pequenina cidade gaúcha de Cambará do Sul se exibe entre os Cânions Itaimbezinho e Fortaleza.

No Parque Nacional de Aparados da Serra e no Parque Nacional da Serra Geral é que o encanto acontece e a natureza se inspirou de verdade: esculpiu imensos paredões que fazem a gente se sentir pequeno e suspirar de encantamento.

Dica Amo: É possível conhecer os dois cânions em um único dia, porém torna a experiência bem puxada. O melhor é visitar um em cada dia, aproveitando para curtir tudo com tranquilidade e explorando ao máximo cada um dos lugares.

3- Petar/SP

Já mencionamos outras vezes o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira e ele não ficaria de fora dessa vez.

Conhecido como O Parque das cavernas, o Petar é considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo. Abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas. É considerado hoje um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO.

Tem noção do quanto isso o torna especial?! =)

Há diversas rotas e trilhas para as cavernas, incluindo algumas muito famosas e gigantescas como por exemplo a Caverna do Diabo.

Existem no parque, quatro núcleos de visitação e as cavernas existentes oferecem vários níveis de desafios.

Há desde cavernas com enormes rios, com escaladas, mergulhos e rapeis, à cavernas com estruturas turísticas como escadas, passarelas e pontes, feitas para facilitar o acesso e permitir que esse rico patrimônio seja explorado por todos.

Informações Importantes:

  • É obrigatório estar com Monitor Ambiental Local em todas as cavernas e na grande maioria dos atrativos;
  • É obrigatório o uso de calça, camiseta com mangas normais e tênis (não podem blusinhas, camisetas regatas ou sandálias);
  • É obrigatório o uso de equipamentos de segurança como lanternas e capacetes.

4- Serra da Canastra/MG

A região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. Durante muito tempo, esteve isolada estradas de terra e só há poucos anos entrou nos roteiros de viagem como lugar privilegiado para a prática de esportes radicais, vivência ambiental e turismo ecológico.

 

A região ecoturística da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange 6 municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio.

A maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco e tem a portaria principal a 8 km de São roque de Minas.

 

Dentro do Parque Nacional estão alguns dos mais belos cartões postais do Brasil, como a cachoeira Casca D’Anta, de quase 200 metros, a primeira grande queda do “velho Chico”.

 

Além do parque nacional, há a área da cachoeira do Cerradão, em São Roque de Minas, que é a primeira reserva do gênero na região da serra que se encontra aberta ao ecoturismo, com atividades de caminhada e educação ambiental.

Além disso, lá você encontra a cachoeira do Cerradão que é uma das mais altas da serra: são 200 metros em 3 lances.

5- Ilha grande/RJ

Ilha Grande não possui esse nome por acaso. Ela realmente é enorme e merece alguns dias para ser devidamente explorada.

Para chegar até lá, é preciso deixar o veículo em um estacionamento (caso você tenha se deslocado em veículo particular) e atravessar para a ilha de barco.

Há inúmeras formas de conhecer a Ilha. Aqui, indicamos avaliar aonde você ficará hospedado e iniciar seu roteiro próximo da sua estadia.

<<< Clique aqui e confira com detalhes o roteiro que fizemos por 2 trilhas especiais quando visitamos Ilha Grande >>>

6- Serras gerais/TO

Natureza, aventura, belezas naturais e cultura é a tradução perfeita da Região Turística das Serras Gerais.

São tantos os atrativos naturais e roteiros de experiência e bem-estar, que fica difícil escolher e por esse motivo, indicamos alguns dias (o máximo que puder rs) para conhecer tudo que essa região tem para te proporcionar.

Se você quer banho, tem o Azuis, um dos menores rios do mundo, em Aurora, ou a translúcida Lagoa da Serra, em Rio da Conceição ou a espetacular Lagoa do Japonês, em Pindorama. Dá pra praticar snorkel, rafting, boia cross e muitas outras atividades de aventura.

Trilhas e cachoeiras? Há diversas opções em Dianópolis, Rio da Conceição, Aurora e Natividade.

 Impossível não se impressionar com o impacto visual do Cânion Encantado, em Almas…

 Isso sem contar as grutas e cavernas.

Realmente um roteiro recheado de diversidade para aproveitar a energia boa que emana da natureza.

Quer conhecer outras dicas de Destinos para o Fim de Ano? Confira nossos outros posts dessa série especial:

Somos uma comunidade que informa, compartilha e conecta você ao universo de bem-estar e autoconhecimento através do Turismo de bem-estar e Retiros.

Postar um comentário