Top
  >  Destino de bem-estar   >  2 trilhas especiais partindo da Praia de Araçatiba

Ilha Grande não possui esse nome por acaso. Ela realmente é enorme e em apenas 1 visita de poucos dias, será difícil aproveitar tudo que esse destino tem a oferecer com presença e tranquilidade, como é o foco do turismo de bem-estar.

Para chegar até Ilha Grande será preciso deixar seu veículo em um estacionamento (caso você tenha se deslocado em veículo particular) e atravessar para a ilha de barco.

👉🏼 Temos indicação de um estacionamento para deixar o seu carro: 

Chegando de carro em Angra dos Reis, procure o trailer ao lado do estacionamento estadual, chamado Net Parking. A Net presta serviço no Cais Santa Luzia há mais de 16 anos e seu carro fica guardado em um estacionamento fechado com seguro.

☑ Uma tranquilidade adicional é aproveitar seu passeio sabendo que seu carro está em boas mãos.

Além disso, por haver inúmeras formas de conhecer a Ilha, nós pensamos em um roteiro especial de acordo com as experiências que vivenciamos, para você percorrer algumas trilhas a partir de um ponto de partida, que será a Pousada Bem Natural, que fica na Praia de Araçatiba.

A Bem Natural é uma hospedagem de bem-estar que faz parte da Comunidade Amo, da qual confiamos, para que nesse destino tão especial você viva a melhor das experiência.

Antes de mostrarmos o percurso que preparamos, veja abaixo um mapa da Ilha para que você se familiarize e reconheça por onde percorreremos, antes mesmo de chegar. 😉

Separamos dois roteiros com paradas e intensidades diferentes para que você possa trilhar absorvendo o máximo que a natureza, o sol, o mar e o percurso como um todo terão a te oferecer.

Vamos conhecer então!

Trilha 1 - Praia de Araçatiba até a Gruta do Acaiá

A trilha completa, saindo da  Pousada Bem Natural, que fica na praia de Araçatiba até a Gruta do Acaiá leva em média 2h se for direto, mas vá sem pressa, aproveite e aprecie. O nível moderado de esforço, por conta das subidas, mas o que ajuda muito é que a maior parte da trilha você terá a sombra das árvores, o que ameniza bastante o cansaço e torna o passeio ainda mais especial. 

PARTIU……. 

Saindo da pousada à esquerda você encontra a Praia de Araçatibinha, há poucos metros dali, essa é uma praia tranquila e sem comércio. “Considero uma das praias mais bonitas da Ilha Grande.”

Passando Araçatibinha você pode seguir e iniciar uma trilha sentido Praia Vermelha por mata fechada, larga e tranquila, bastante gostosa de trilhar e com sombra para te proteger do sol. O único ponto aqui é que no caminho há muitas subidas e descidas.

Praia de Araçatibinha
Caminho da trilha

Dica preciosa: antes de chegar à Praia Vermelha, que é mais movimentada por conta dos barcos e restaurantes, há um tesouro escondido que você pode encontrar por meio de uma pequena trilha escondida que surgirá à direita, te levando à especial Itaguaçu

Praia de Itaguaçu

Vale à pena ir cedinho e passar o período da manhã, ou até mesmo assistir o pôr do Sol de lá.

Voltando e continuando pela trilha inicial, chegamos à Praia Vermelha, onde é possível contornar a orla e seguir adiante para conhecer a Gruta Acaiá.

Você entra por um lado, como em uma caverna, e vê uma rocha enorme com o mar entrando por baixo dela. Ali dentro, a luz que entra na gruta, reflete na água tornando sua cor de um azul florescente lindo de se ver. E quando a maré está tranquila dá até entrar na água. 

No começo pode até assustar um pouco, pois é bem justa a passagem, você tem que ir meio que “rastejando”, mas vale a pena a adrenalina e deixar o coração dar aquela acelerada ao viver algo novo. 

“Um dos espetáculos da natureza mais lindos que já vi.”

Da praia Vermelha até à gruta, a trilha é um pouco mais puxada, levando cerca de 50 minutos com bastante subidas e descidas.

Vale pontuar que todo esse percurso pode ser feito também por passeio de barco.

O total desse percurso ida e volta foi de aproximadamente 15km.

Trilha 2 - Praia de Araçatiba até a Lagoa Verde

Mais uma possibilidade é trilhar a partir da Pousada Bem Natural, pegando o sentido contrário,  sentido Lagoa Verde.

Esse percurso é bem mais tranquilo, sem muito sobe e desce e inclinações, passando pela orla da Praia de Araçatiba.

A Lagoa verde é um cantinho especial onde a água acumula entre dois morros, que vai de encontro ao mar aberto.

Nessa “ilha anexa”, a cor da água fica esverdeada, linda de se ver.

Dica: vá cedinho para evitar a “muvuca” e aproveitar o contato com a natureza.

O total desse percurso ida e volta foi de aproximadamente: 8km.
Lagoa Verde

bônus para quem tem pet

🐶 Seu pet é super bem-vindo na Ilha Grande e para te ajudar com a logística, e assim você aproveitar o passeio com seu grande cãopanheiro pode contar com a ajuda da Turismo Pet.

Eles vão te orientar e passar todas as informações que você precisa saber, além de toda a assistência enquanto estiver na ilha.

A hospedagem de bem-estar que indicamos, a Bem Natural é Pet Friendly.

Somos uma comunidade que informa, compartilha e conecta você ao universo de bem-estar e autoconhecimento através do Turismo de bem-estar e Retiros.

Comentários:

  • Avatar

    Rose

    7 de outubro de 2021

    Um dos lugares mais lindos que conheci, vale muito a pena!

    reply...

Postar um comentário