Top
  >  Bem-estar   >  Vamos acampar? Descubra o camping ideal para você.

Imagine acordar descansado e confortável, notar a claridade fora da barraca, abrir o zíper e despertar com aquele nascer do sol, do alto de uma montanha. Quem não quer acordar assim? Mas será que é sempre assim a vida de quem acampa?

A verdade é que existem diversos formatos de campings e você só precisa escolher o tipo de camping que mais te agrada.

Vamos descrever neste post os principais tipos de camping, suas características, vantagens, dificuldades e as motivações de quem faz cada um estilos de acampamento.  Porém, antes preciso dizer que como qualquer atividade outdoor, alguns cuidados são importantes e todos devem ter. Você conscientemente pode decidir quando renunciar a algum destes itens se lhe parecer conveniente, mas nunca ignorando estas recomendações.

Cuidados ao acampar:
  1. Nunca vá totalmente sozinho. Os diversos tipos de camping podem oferecer alguns riscos e na grande maioria destes riscos, ter a companhia de alguém pode ser essencial.
  2. Pesquise seu destino e verifique o que o local oferece, assim você vai preparado. A falta de certos itens pode prejudicar e muito a sua experiência de acampar. Isso vale tanto para equipamentos como para roupas e alimentação.
  3. Invista em equipamento para dormir. Bom colchão com isolamento térmico, saco de dormir para a temperatura compatível com o clima esperado, travesseiro e a própria barraca vão deixar sua experiência muito mais interessante.
  4. Não esqueça os itens de cuidado pessoal e higiene. Há locais que não terão a mínima estrutura.
  5. Cuide da natureza! Preocupe-se em não deixar nenhum tipo de lixo, até casca de frutas ou dejetos sólidos podem prejudicar a estabilidade do ecossistema, então não seja você a pessoa que irá deixar a marca humana do desequilíbrio. Seja responsável e leve todo o lixo consigo de volta.
  6. Leve lanterna, são sempre úteis em campings.
  7. Por último e não menos importante, cuide da segurança. Barraca sempre, repito, sempre fechada. Assim animais ou bichos curiosos não entram. Escolha o local físico do camping pensando também na segurança física.

Vamos então entender melhor os tipos de camping e ver qual se encaixa melhor com a sua expectativa?

Camping Selvagem ou Camping Primitivo:

Local: Pico dos Marins/SP - Foto By Daniel Carnielli

Este estilo de camping é denominado selvagem porque permite ao campista o isolamento da civilização, para um local de natureza preservada. A grande maioria destas experiências está relacionada a uma montanha, mas não precisa necessariamente ser no alto. Neste camping o campista precisa se preparar para tudo e carregar tudo. Desde a água, até a bateria extra caso a bateria de sua lanterna acabe. A dificuldade está ligada a dificuldade da trilha e a quantidade de dias expostos. Cada dia de exposição significa um peso adicional de suprimentos  para o campista carregar.

Camping Estruturado

Foto encontrada na internet

Qualquer estrutura de camping disponível ao campista já promove ao estilo de camping estruturado. Muitos locais oferecem um local plano para montar a barraca e banheiro. Essa mínima estrutura faz toda a diferença simplificando a vida do campista. A maioria destes locais estruturados permitem o acesso de carro, mas há também os abrigos (alguns de montanha) que são construções que oferecem um tipo de local coberto, as vezes completo, fechados, que ajudam o campista a passar pela noite com um conforto maior. Um teto em uma região com chuva é uma grande ajuda, assim como uma fonte de água por exemplo. Já os locais que permite a chegada de carro, muda totalmente o estilo de camping, que muitas vezes leva “a casa” com toda facilidade.
MOTIVAÇÕES: geralmente a experiência do camping estruturado está na forma diferente e mais barata de conhecer algum local, é muito comum encontrar estes campings em cidades praianas.
DIFICULDADES: Pela facilidade de acesso nestes campings, as vezes encontramos campistas que não tem espírito coletivo, deixam lixo e fazem barulho.

Camping de 4 rodas:

Há um movimento crescente de aventureiros que preparam seus veículos para o camping. Seja instalando barraca ou equipamentos úteis ao campista como verdadeiras casas sobre rodas. A flexibilidade deste tipo de camping é quase tão grande quanto ao Camping Selvagem, com exceção apenas dos locais aonde veículos não chegam.
MOTIVAÇÕES: Ter o conforto de se aventurar com o carro e dormir em locais naturais com mais conforto.
DIFICULDADES: Custo da compra ou locação, e preparação do veículo.

Foto do casal Henrique e Sabrina do projeto Terra Adentro.

Camping Glamuroso ou Glamping:

Foto encontrada na internet

Esta prática é invejada nas redes sociais porque promove ao simples camping estruturado o luxo. Trata-se de locais que oferecem a hospedagem de camping com os benefícios luxuosos como cabanas, chalés e experiências como locais para apreciar o luar de dentro de uma Jacuzzi, mirantes, aconchegantes espaços que unem a natureza ao conforto urbano. Há também opções de Glamping internacional que leva o conforto a experiências como o Glamping nas áreas de desertos árabes, safaris ou montanhas.
MOTIVAÇÕES: São locais confortáveis e decorados para levar o campista a novas experiências.
DIFICULDADES: Provavelmente é a experiência mais cara e não leva o campista de fato ao universo do camping.

Camping Histórico ou Camping Inspiração:

Foto encontrada na internet

Por último a experiência do camping que busca reviver passos históricos de eventos, personalidades ou apenas visitar locais históricos. Há grupos de pessoas e empresas focadas neste tema que pode inclusive incluir os trajes e indumentárias típicos de época. Essa experiência é mais comum nos Estados Unidos, mas há outros locais que oferecem tais experiências.
MOTIVAÇÕES: Conhecer ou ter a experiência histórica relacionada ao seu país, cultura ou até familiar pode ser uma experiência muito rica e desejada por alguns.
DIFICULDADES: É preciso haver um grande preparo anterior de pesquisa que as vezes pode envolver autorizações específicas. Ou a localização e contratação das empresas que oferecem esse tipo de camping.

E aí, qual é o seu camping? A boa notícia é que você não precisa se restringir há uma única experiência. Fazer um camping selvagem em uma bela montanha não tira o charme do camping estruturado em uma praia que te encante. São ambos campings que podem te presentear com cenários grandiosos e memoráveis.

Se você já viveu a experiência de algum camping destes ou ainda outro não descrito aqui, conte para nós!

Oi, sou Daniel Carnielli, administrador, fotógrafo, artista marcial e viajante. Estou aqui para levar você comigo pelos locais mais incríveis que você verá. Hora intenso, hora perdido, hora me encontrando, desde meus 15 anos vivo em contato com este mundo de forma apaixonante, levando pessoas nessa aventura para superarem seus limites mentais e descobrir a natureza. Vem comigo!

Postar um comentário