Top
  >  Autoconhecimento   >  Trilha: Meu caminho de reconexão.

Já me perguntaram algumas vezes: Por que você vai se enfiar no mato, subir e descer no meio do nada? Que doideira, cheio de perigos!

Pois bem, fazendo uma reflexão do porque gosto tanto de fazer trilhas cheguei à uma conclusão:

Caminhar em meio a natureza me dá a oportunidade de respirar ar puro e sentir a energia passando pelo meu corpo. Me despertando para o agora e enchendo meu coração de paz.

São muitos níveis e estilos de trilha, e com ela tem a organização da mochila. Um momento que parece sem importância, mas que pode impactar muito no decorrer da sua caminhada. 

Tem uma reflexão que fala assim: Carregue só o essencial… Conhece essa fala? Pois é, aqui se encaixa perfeitamente, até porque se você não desapegar e souber o que realmente vai precisar durante a caminhada, irá pagar por isso, com peso desnecessário nas costas durante todo o trajeto, o que vai acabar te deixando super desconfortável e exausto antes do tempo, não aproveitando a jornada. 

  • Quem nunca?

Minhas primeiras trilhas longas cometi muito desse erro e com o tempo fui aprendendo a desapegar e levar só o essencial. 

Claro que varia muito se a trilha vai ser longa ou curta, com ou sem acampamento, pois sempre levamos alguns itens como precaução para algo, só que mesmo com esse detalhe é aconselhável não exagerar, e ter o mínimo de noção para viver com menos.

Esse exemplo da mochila nos ajuda a trabalhar com o desapego, uma energia fluída de quando você percebe que dá para fazer tanta coisa, com tão pouco, e nem por isso os momentos são menos especiais. 

Passando pela organização da mochila, que já é um grande aprendizado, podemos partir para a trilha.

Em breve um post especial sobre o que vestir e o que levar de essencial nas trilhas.

Quando você inicia a trilha vai meio acelerado, com algumas desconfianças imaginando como vai ser e aquecendo o corpo,  até que chega em um momento do qual se pega em silêncio, sentindo a pisada no chão, passando por pedras, encostando nas plantas, observando mais a sua volta. 

Aí entra o momento em que a mente flutua e a consciência relaxa, ao não ser interrompida com tantos estímulos, principalmente tecnológicos, e simplesmente está ali vivendo o presente. 

Esse momento que você tem consigo oferece um reequilíbrio incrível, um reencontro com seu eu. 

Uma oportunidade de se reconectar com sua essência, sem se preocupar com outras ações, você simplesmente segue o fluxo mental.

A reflexão acaba ganhando espaço, afinal ter um momento para si também é entender o que anda acontecendo e como você se sente sobre cada ação. 

Essas sensações são positivas para a saúde mental, e sem perceber, distraído no processo dos teus pensamentos você também está liberando endorfina e ativando a circulação do corpo, trabalhando os músculos e queimando gordurinhas rs =) 

O físico e o emocional são estimulados, inclusive, em alguns casos você pode ter um físico ótimo para aguentar longas caminhadas e subidas, mas o golpe traiçoeiro pode vir da sua mente. Essa sim pode ser a principal armadilha e te impedir de chegar ao topo.

Preste muita atenção nos sinais e procure sempre superar seus limites. Na hora pode parecer difícil, algo inalcançável, mas pense que se não houver nenhum problema real de saúde para te impedir, você pode sim. Encare e supere o desafio, garanto que a sensação no final é extremamente recompensadora.

Conclusão: 

O ato de trilhar um caminho é muito especial, te leva a lugares incríveis, te desafia, te encoraja, é um momento de reconexão, um momento de muitos aprendizados, sem falar que te conecta com a natureza de uma forma diferente. 

 

EXPERIMENTE! Viva essa experiência. 

“Amo sentir a vibração da natureza, conhecer e aprender algo novo, explorar meus limites e escrever sobre o que sinto.” 💓 Sou criadora de conteúdos focado em bem-estar. Vivo e compartilho meu conhecimento e minhas experiências, principalmente de como me reconecto com minha essência para viver uma vida mais leve e com propósito. 📝 Tudo está interligado de alguma forma, vamos juntos deixar a energia fluir?

Comentários:

  • Avatar

    Jorge

    7 de junho de 2021

    Trilha é vida, sensações, recompensas. Adorei o texto.

    reply...

Postar um comentário