Top
  >  Bem-estar   >  Dia internacional do Yoga

O Dia Internacional do Yoga foi declarado oficialmente em dezembro de 2014 pela ONU a pedido do Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi. O intuito da data é disseminar informações sobre a prática que vem ganhando o mundo todo.

Mas afinal, o que é Yoga? Yoga é uma prática corporal que busca simbolizar o universo e tudo que nele existe em seu próprio corpo. Para tanto, usa-se diferentes formas de respiração a fim de observar cada etapa e perceber as sensações que delas provêm. Além da respiração, o movimento do corpo é de fundamental importância pois ao colocar o corpo em diferentes formatos é possível viver uma experiência de tal postura e perceber os desafios em cada uma das etapas. Durante a prática, simbolizamos os elementos da natureza em nosso corpo:

  • Como a água nos rios são semelhantes ao sangue circulando no sistema circulatório;
  • O vento na natureza é como o ar que respiramos e circula dentro do nosso corpo;
  • A terra firme como nossos ossos trazendo estrutura e sustentação;
  • O sol como nossa energia para mover o corpo e tudo que nele habita;
  • A lua para aquietar e descansar.

Dessa forma experimentamos cada formato do corpo, percebendo as sensações e sentimentos em cada etapa.

Praticar yoga é como olhar para o espelho da sua alma, aceitar-se como é, amar-se e ser feliz.

Caroline Iritsu

O Yoga é uma ferramenta fantástica de transformação, não só individual, mas social e coletiva. Uma prática para toda vida, que proporciona ao praticante o autoconhecimento, bem-estar, melhorias nas condições físicas, redução do estresse entre tantos outros benefícios, porém o objetivo maior do estudo e da prática do Yoga é a transcendência das “limitações” que afligem o corpo e a consciência:

  • As fragilidades, o sofrimento, as doenças, as ilusões, a ignorância, o apego, a instabilidade, a transitoriedade da vida etc.
  • A conscientização da própria natureza espiritual e a condução do homem a um estado de vitalidade (saúde), harmonia, concentração, lucidez, sabedoria e iluminação da consciência (samadhi).

Yoga é Samādhi, Samadhi é hiperconsciência, Iluminação, o controle completo das funções da consciência que resulta em vários graus de aquisição interna da verdade. O Samadhi é a unidade com o Espírito, é o estado mais elevado o qual se consegue através do silêncio prolongado e profundo. Alcançar o Samadhi é sair da matrix, do mundo de dualidade e ilusões e depois o maior feito é trazer essa consciência para a vida cotidiana.

ELEVAÇÃO ESPIRITUAL, TRANSCENDÊNCIA, e ILUMINAÇÃO.

Mariana Marin

Este conteúdo foi desenvolvido para o Dia Internacional do Yoga com a participação especial de duas profissionais da área do Yoga e que são colunistas no blog da Amo estar bem. 

Obrigada pela parceria, união e colaboração Caroline Iritsu​ e Mariana Marin. ❤️

Somos uma comunidade que informa, compartilha e conecta você ao universo de bem-estar e autoconhecimento através do Turismo de bem-estar e Retiros.

Postar um comentário