Top
  >  Bem-estar   >  Tradição indiana que ganhou o mundo: O Yoga

Uma tradição indiana que ganhou o mundo com o desafio de colocar o corpo em posições diferentes e desafiadoras. Para começar, é Yóga ou Yôga?  A palavra, cuja etimologia é o sânscrito, é um termo masculino, por isso “O yoga”, e sua pronúncia se dá com som fechado da letra “o”, assim “Yôga”.

O dicionário Michaelis define yoga como uma “filosofia milenar originária na Índia que difunde a meditação e práticas corporais que conduzem ao estado de hiperconsciência.”  Em sua origem, yoga significa união.

A palavra união tem definições diferentes de acordo com o pensamento filosófico estudado. De forma simplificada apresento duas linhas de pensamentos:

  • A dual onde o corpo, a mente e o espírito são coisas separadas, porém na prática de yoga fazemos a união do corpo, mente e espírito, purificando o corpo para atingir a iluminação.
  • A outra linha de pensamento é a não dual onde o corpo e o espírito estão no mesmo local sendo um expressão do outro, que na prática de yoga buscamos atingir a potência o nosso corpo para alcançar o estado de libertação.

Yoga é um método, um conjunto de técnicas que trabalha todos os níveis de consciência humana (o corpo, a energia vital, as emoções, o pensamento e a intuição) com objetivo de alcançar a libertação espiritual. Aqui, novamente, temos diferenças em relação ao pensamento filosófico, uma vez que essa libertação espiritual pode acontecer em vida (não dual) ou após a morte (dual).

Sendo também um método de libertação e reconhecimento das potências em nosso próprio corpo. Reconhecer o universo em você mesmo, trazendo a conexão entre você e tudo que existe no universo, seja as plantas, animais, seres inanimados como o solo, a água, o vento. É o reconhecimento de que nós somos o todo e o todo está em nós.

O yoga como método é apresentado em seis grandes formas: Raja Yoga, Hatha Yoga, Jnana Yoga, Bhakti Yoga, Karma Yoga e Mantra.

Cada um deles apresenta suas principais técnicas para alcançar a iluminação:

Raja Yoga também conhecida como “Caminho Real” está atrelada a meditação cujo desejo é afastar o corpo dos pensamentos para atingir um estado de consciência elevado.

Jnana Yoga é o yoga do conhecimento da filosofia Vedanta onde o praticante (Yogui) utiliza seu intelecto na busca de sua própria natureza essencial para alcançar a iluminação.

Bhakti Yoga é a devoção pelo poder do amor com muitas preces, adorações e rituais.

Karma Yoga é a atividade desinteressada, o agir de forma altruísta sem pensamentos de ganho ou recompensas.

Mantra Yoga é um método de conexão com as divindades e o poder absoluto através da entoação de mantras.

Hatha Yoga – yoga vigoroso utiliza o próprio corpo como ferramenta para reconhecer a energia e potência do universo em nós mesmos. Aqui, o mundo é uma realidade e o corpo é divino. Baseado em técnicas de limpezas para o corpo (Kryas), posturas (asana), respirações (pranayamas), gestos e símbolos (mudra) para atingir a realização, iluminação.

No hatha yoga o corpo é a forma como percebemos a realidade do mundo e que armazena a energia do universo como um microcosmo. Por isso, movimentamos o corpo como um ritual, a si mesmo, para experimentar essa potência.

Agora que já conhecemos os principais tipos de yoga, pode escolher aquele que mais combina com sua filosofia e praticar!!

Amante da natureza, bióloga, educadora e professora de yoga. Trago a prática de Hatha Vinyasa onde o movimento do corpo é conduzido pela respiração consciente e passamos a ser observador do nosso próprio corpo, é o momento em que desligamos o piloto automático, desconectamos da vida lá fora, e observamos a nós mesmos com amor e cuidado. 💓

post a comment