Top
  >  Autoconhecimento   >  Surya Namaskar, a saudação ao sol de todos os dias.

Provavelmente você já deve ter visto ou ouvido falar na saudação ao sol nas práticas de yoga. Pois bem, o Surya Namaskar ou saudação ao sol em sânscrito (Surya – sol, Namaskar – saudação) é uma das sequências de posturas mais conhecidas nas práticas de yoga.

Ela é composta por doze posturas (asanas) que ajudam a relaxar, alongar, massagear e tonificar as articulações, os músculos e os órgãos internos de todo o corpo. Sua execução reflete os ritmos do universo, as vinte e quatro horas do dia, as doze fases do zodíaco e os biorritmos do corpo.

Os movimentos e as posturas da saudação lembram o nascer e pôr do sol, surgindo no horizonte, subindo até seu ápice e descendo na sequência retornando ao ponto inicial.

Ao praticar a saudação ao sol estamos saudando o astro sol e sua energia que move tudo e promove a vida, e também reverenciamos o sol que existe em nós, nossa força, nossa luz, nossa capacidade de criar, de transformar, de entender e compreender os ciclos pelos quais passamos diariamente.

No momento da prática, estamos conectados ao próprio corpo, observando a respiração e percebendo o movimento que o corpo realiza. Essa união de corpo e respiração nos mantêm conectados ao momento presente trazendo atenção plena faz com que a prática seja fluida como uma dança calma, concentrada e linda.

A prática começa com a observação do próprio corpo, percebendo o contato com o solo, a respiração e a concentração para iniciar movimento. A cada ciclo de respiração lenta e profunda, movemos o corpo de uma postura a outra. E para deixar a prática ainda mais completa é possível entoar um mantra para cada movimento.

Os principais benefícios da prática são:

  • Aquecer os músculos;
  • Liberar tensões no corpo;
  • Aumentar a circulação sanguínea;
  • Acalmar a mente;
  • Aliviar o estresse;
  • Aumentar a concentração;
  • Atenção plena.

Contraindicado para gestantes, hipertensos ou se está em quadro de dores fortes pelo corpo.

Vamos tentar?

1. Tadasana | Postura da montanha: Organize sua postura em pé sentindo os pés tocarem o chão. Contraia levemente o abdômen, os glúteos e encaixe o quadril. Mantenha as mãos unidas em frente ao peito.

2. Uthitadasana: Inspirando, eleve os braços em direção ao céu sentindo todo seu corpo alongar, e olhe para as mãos.

3. Uttanasana: Expirando desça o tronco a frente levando as mãos ao chão e o topo da cabeça em direção ao chão.

4. Ashwa Sanchalasana | Postura do corredor: Inspirando leve o pé direito para trás apoiando o joelho no chão. As mãos estão no chão ao lado do pé esquerdo, alongue a coluna olhando a frente.

5. Kumbhakasana: Exalando leve a perna esquerda para trás e pare na prancha.

6. Ashtangasana: Mantendo os pulmões vazios, apoie os joelhos, o peitoral e o queixo no chão.

7. Bhujangasana | Postura da cobra: Inspirando empurre as mãos no chão, gira os ombros para trás e eleva o peitoral do chão.

8. Adho mukha Svanasana | Postura do cachorro olhando para baixo: Exalando, empurre o chão direcionando o quadril para o alto e esticando as pernas.

9. Ashwa Sanchalasana | Postura do corredor: Inspirando traga o pé direito entre as mãos, alongue a coluna e olhe a frente.

10. Uttanasana: Expirando recolha a perna de trás e desça o tronco a frente levando as mãos ao chão e o topo da cabeça em direção ao chão.

11. Uthitadasana: Inspirando, eleve os braços em direção ao céu sentindo todo seu corpo alongar, e olhe para as mãos.

12.Tadasana | Postura da montanha: Exalando traga as mãos unidas em frente ao peito.

Observe que toda a sequência foi realizada com o movimento da perna direita, agora basta repetir os doze passos com movimento da perna esquerda para encerrar o Surya Namaskar.

E para acompanhar a prática, repita o mantra acompanhando o mesmo número da postura indicada acima.

  1. Om Mitraya Namaha
  2. Om Ravaye Namaha
  3. Om Suryaya Namaha
  4. Om Bhanave Namaha
  5. Om Khagaya Namaha
  6. Om Pushne Namaha
  7. Om Hiranya Garbhaya Namaha
  8. Om Marichaye Namaha
  9. Om Adityaya Namaha
  10. Om Savitre Namaha
  11. Om Arkaya Namaha
  12. Om Bhaskaraya Namaha

Boa prática e evolução a todos!

✒ Vetores by: Freepik.com

Amante da natureza, bióloga, educadora e professora de yoga. Trago a prática de Hatha Vinyasa onde o movimento do corpo é conduzido pela respiração consciente e passamos a ser observador do nosso próprio corpo, é o momento em que desligamos o piloto automático, desconectamos da vida lá fora, e observamos a nós mesmos com amor e cuidado. 💓

Postar um comentário