Top
  >  Autoconhecimento   >  Como exercitar o músculo da gratidão

Gratidão pode ser considerado um você sabia?

Estudar sobre Gratidão tem sido um grande aprendizado. Quando praticamos e sentimos na alma as diferenças e benefícios que a Gratidão nos proporciona, sentimos o desejo de compartilhar o que é bom e faz bem.

Do latim, Gratias = favor e Gratus = Agradar.  É uma forma de olharmos para a bondade, beleza de dar e receber, partilhar, ser gentil, generoso e poder retribuir as bênçãos recebidas.

Gratidão pode ser considerado uma força de caráter, acontece quando você é consciente das coisas boas que acontecem com você e nunca as dá como garantidas. Seus amigos e sua família sabem que você é uma pessoa grata porque você sempre expressa seus agradecimentos. Pode ser sua virtude de transcendência.

Exercitar a gratidão é como exercitar um músculo, podemos praticar todos os dias e com isso encontramos uma forma de mudarmos o nosso olhar, e ao mudar nosso olhar conseguimos mudar os nossos resultados. Nós, muitas vezes, fomos treinados para olhar para a falta. A falta de uma casa, de um carro, de um emprego, de uma vida melhor, de ter mais foco, de ser melhor nisso ou naquilo.

Exercitar a gratidão estimula as áreas do cérebro que geram prazer, alegria, amor e afeto. As vezes parece simples agradecer o que você tem, exercício poderoso e que pode ser feito diariamente.

Podemos fazer da Gratidão um exercício ativo, algumas práticas abaixo:

Objetivo destes exercícios é praticar a musculatura da Gratidão e trazer para consciência o nosso maior presente que é a vida e todas as suas oportunidades.

Robert Emmons, PhD em Psicologia da Personalidade e autor do livro “Agradeça e seja feliz”, passou décadas estudando os efeitos da gratidão na vida das pessoas.
Em suas conclusões, pontuou vantagens na qualidade de vida daqueles que desenvolveram a gratidão como um hábito. Dentre esses benefícios, destacou:

  1. Fortalecimento do sistema imunológico;
  2. Redução da depressão e do estresse;
  3. Maior entusiasmo, energia, otimismo e felicidade;  
  4. Melhora a qualidade do sono;
  5. Despertar mais agradável e com maior disposição;
  6. Diminui a pressão arterial;
  7. Vida social mais ativa e prazerosa.
  8. Menor apego a emoções tóxicas, como rancores, ressentimentos, desilusões, medo e inveja;
  9. Menos queixas de dores e mal-estares;
  10. Redução significativa nas sensações de isolamento, inadequação e solidão.

Gratidão é reconhecer que a vida é um presente, tanto pelas coisas boas que aconteceram, quanto pelas coisas que no final viraram lições. E assim como o músculo, você pode exercitar todos os dias, aproveite!

✒ Ícones by: flaticon.com

Uma busca pelo autoconhecimento e a paixão pela vida me fizeram escolher a Psicologia, algumas pessoas dizem que foi a Psicologia quem me escolheu. De formação em formação fui experimentando e me conhecendo para poder cuidar de mim e do outro. Espero partilhar meu conhecimento com vocês. 💖

Comentários:

  • Avatar

    João

    21 de novembro de 2020

    Adorei! Obrigado! 🙏

    reply...

Postar um comentário