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  >  Alimentação Saudável   >  9 Condutas de Alimentação Ayurveda

De acordo com Ayurveda, a conduta de alimentação é muito importante e pode determinar a qualidade da digestão, ou seja, não devemos nos preocupar somente com a qualidade dos alimentos que ingerimos, bem como a sua forma de preparo e temperos, mas também com a forma como nos alimentamos. É necessário um bom estado mental e emocional no momento que estamos nos alimentando, do contrário, isto pode afetar a eficiência da nossa digestão e consequentemente causar desequilíbrios no corpo. Por isso, criar alguns “rituais” para que o momento da sua refeição aconteça da melhor maneira, pode te ajudar:

  1. Antes de comer esteja limpo, lave as mãos, rosto e enxágue a boca.
  2. Prepare um ambiente limpo e agradável, longe das interferências de celular, televisão e música alta.
  3. Cultive um estado de presença para perceber a sua fome e as suas emoções. Perceba se a sua fome é real (e só se alimente se ela for!). Perceba seus pensamentos, suas emoções, trazendo sua consciência para o momento presente. É importante que esteja calmo(a) para se alimentar.
  4. Se você perceber que não está com fome, apenas tome chá digestivo ou panaceia de gengibre até a chegada da sua fome.
  5. Antes de comer, cultive um sentimento de gratidão à natureza pelo presente do alimento que ela te oferece, a todas as pessoas que participaram de alguma maneira para que aquele alimento estivesse à sua mesa.
  6. Crie uma intenção interna e pura de oferecer o alimento ao seu fogo digestivo, pois através dele você poderá extrair os nutrientes e energia de que precisa para sua vida. Perceba como é um momento importante, sagrado.
  7. Busque sempre sua atenção para o ato de comer, mastigue bem os alimentos, sentindo os sabores, texturas e seus efeitos em seu corpo.
  8. Perceba o preenchimento do seu estômago acontecer, para que você consiga perceber o momento em que se saciou sem exceder, e assim, não ultrapassar a quantidade adequada para você. Preencha ½ do estômago com alimento sólido; ¼ com líquido de preferência água morna (no máximo 100 ml, em pequenos goles ao longo da refeição, se sentir necessidade); e deixe ¼ do estômago vazio, para que ele consiga fazer os movimentos necessários no momento da digestão.
  9. Enquanto prepara uma infusão de chá digestivo após o almoço, procure relaxar, desfrutando da sensação de alívio por ter saciado a sua fome. Evite dormir, para otimizar a sua digestão.

Graduada em nutrição e mestre em Patologia, me mantenho sempre nos estudos em Ayurveda e Nutrição como uma forma de compreender a vida e seus mecanismos biológicos de regulação e equilíbrio.

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