Top

Dente-de-leão é uma planta cheia de benefícios para a saúde e magias para a vida, desde sua raiz até suas sementes branquinhas que parecem pompons.

ORIGEM

A origem do dente-de-leão vem da Eurásia, que é a massa formada em conjunto a Europa e a Ásia,.composto pelos continentes Europeu e Asiático.

Tem uma distribuição cosmopolita, percorrendo várias regiões do mundo. Melhor se adapta em locais com clima temperado e subtropicais com solo úmido e de matéria orgânica, florescendo desde em beira de estrada à montanhas. 

DENOMINAÇÃO

Seu nome científico, de acordo com sua espécie, é Taraxacum officinale que faz parte da família Asteraceae. Além do nome popular de dente de leão, que remetem ao formato das folhas que se assemelham a pequenos dentes, podemos conhecê-la  por nomes variados de acordo com a região. No Brasil podemos identificar como papai-careca, vovô-careca, amargosa, alface-de-cão, sendo na região do Nordeste chamada de esperança. Já na Itália é conhecida como soffione (grande sopro) pelo fato de ter suas sementes como um pompom, pronta para voar à primeira corrente de vento. Em Portugal é chamada de quartilho, taráxaco ou amor-dos-homens. Nos Estados Unidos os indígenas chamavam de pegadas-de-homem-branco, pois onde chegava o homem branco, chegava o dandelion, como é chamado em inglês.

Esta planta floresce toda primavera gerando lindas flores amarelas, flores essas que trazem muitos benefícios para a saúde.

CARACTERÍSTICAS

A característica física do dente-de-leão remete a um tipo de erva, o que a torna uma espécie de planta herbácea.  

O dente-de-leão possui inúmeras propriedades medicinais sendo muito usada na fitoterapia e na homeopatia, em forma de cápsulas, xaropes, tinturas e chás. É rica em vitaminas e minerais, algumas das propriedades benéficas para a saúde são os efeitos antioxidante, anti-inflamatório e diurético, podendo ser usado no tratamento de doenças do fígado, diabetes, inflamações, acne, etc. E assim como outras conclusões segundo estudos da medicina que já foram realizados e que seguem em descobertas para a cura de doenças.

ATENÇÃO

Como toda planta tem suas restrições e cuidados, por isso nunca ingira algo sem saber. Pesquise e converse com algum especialista para te orientar melhor, de acordo com a tua necessidade.  😉 


Notice: Undefined index: link_target in /home/enko-amo/apps/enko_amo_estarbem/wp-content/plugins/backpacktraveler-core/shortcodes/custom-font/elementor-custom-font.php on line 409

Dente-de-leão em suas duas versões


Notice: Undefined index: link_target in /home/enko-amo/apps/enko_amo_estarbem/wp-content/plugins/backpacktraveler-core/shortcodes/custom-font/elementor-custom-font.php on line 409

Chá da flor dente-de-leão

LADO MÍSTICO

Indo além percebemos que essa planta é muito especial, ela simboliza esperança, força e confiança

Quando as flores do dente-de-leão secam, amadurecendo suas sementes, ficam leves que ao balançar do vento vão levemente se soltando e se espalhando pelo ar.

Esse processo de se deixar levar lembra muito o movimento da vida quando encaramos nossos medos e deixamos acontecer, ganhando uma nova perspectiva no olhar.

 

“Este caminho é uma metáfora perfeita para a vida: para voar e aproveitar as oportunidades da vida é preciso se desprender da própria origem, enfrentar o novo e o desconhecido.”

O dente-de-leão simboliza a alegria e inocência infantil, da qual esquecemos com o passar dos anos e deixamos escondida por receios alheios, o que não pode acontecer. 

É realmente uma planta que traz muitas energias positivas e favoráveis à renovação.

Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, tem que viver a experiência de soprar o pompom branquinho do dente-de-leão, se ainda não o fez, não deixe perca a próxima oportunidade.  

Faça assim: Ao encontrar pompons branquinhos e fofinhos do dente-de-leão pegue um com cuidado para assoprar. Logo, observe o momento presente e mentalize algo que deseje muito, que venha do seu coração e feche os olhos, respire bem fundo e ao soltar deixe sair um assopro atingindo as sementes que se soltaram da planta para voar e levar consigo o seu desejo. Tem uma lenda que diz que se cair todas sementes do caule o seu desejo irá se realizar. =) 

O dente-de-leão em sua forma delicada nos ensina tanto sobre deixar fluir e que não precisamos de muito para nos sentirmos completos e felizes. Esse é um dos motivos pelo qual essa planta é o ícone do logo da Amo estar bem, pois tudo que ela simboliza é o que queremos passar para você e que essa esperança de ser melhor a cada dia se torne um hábito em sua vida.  

Enfrente o desconhecido e deixe o novo entrar. Se surpreenda!

“Amo sentir a vibração da natureza, conhecer e aprender algo novo, explorar meus limites e escrever sobre o que sinto.” 💓 Sou criadora de conteúdos focado em bem-estar. Vivo e compartilho meu conhecimento e minhas experiências, principalmente de como me reconecto com minha essência para viver uma vida mais leve e com propósito. 📝 Tudo está interligado de alguma forma, vamos juntos deixar a energia fluir?

post a comment