Top
  >  Ecoturismo   >  A BELEZA QUE A ESCURIDÃO ESCONDE

Visitar cavernas e conhecer um pouco dessa natureza rochosa é algo que se você ainda não fez, super recomendo a fazer. 

Com certeza entra para minha lista de experiências incríveis que precisam ser vividas. 

Existem vários tipos de cavernas e no Brasil tem algumas regiões específicas onde é possível encontrar vários núcleos, inclusive algumas ficam dentro de Parques Estaduais.

Cada caverna tem sua particularidade e seu encanto, tem nível de dificuldade, tem seca e molhada, ou seja, vale pesquisar e encontrar uma que esteja dentro das tuas preferências e vá conhecer.

Dentro da caverna, você sempre estará acompanhado do seu guia, pode ou não estar com um grupo de pessoas, mas pensando em momentos de reconexão, imagina a sensação que é estar em um local totalmente silencioso e escuro …. UALLLL 

Um passeio dentro de uma caverna pode te trazer muitas coisas, entre elas está o poder do agora. A cada passo que você dá precisa ter toda cautela para sentir onde está pisando, pois cavernas possuem muitos abismos e pedras soltas, e todo esse cuidado sem perceber você passa a sentir e observar seus passos, o seu movimento. 

A cada local onde a luz da sua lanterna alcança você se deslumbra com os detalhes incríveis gerados unicamente pela natureza.  Entre imensos salões, cheios de estalactites e estalagmites que demoram anos e anos para se formarem, gota por gota, são verdadeiras obras de arte e que você tem ali a oportunidade de apreciar.

Para quem medita é uma experiência super diferente. Vamos ver se consigo transmitir um pouco da sensação que vivi e senti: Imagina que você está em um local onde o silêncio predomina, porém quando você para, senta e observa você é capaz de sentir a vibração do lugar, o mínimo de barulho sonoro que possa ter, até uma gota de água caindo, o ar fresco que passa… e quando você apaga a luz da lanterna você não consegue ver nem a própria mão diretamente à frente do rosto, vulto, nada, de tão escuro…. 

A curiosidade de sentar e fechar os olhos para meditar, como o de costume, mas porque fechar os olhos se já está escuro? rsrs os olhos querem abrir, a sensibilidade é única. Aí seus outros sentidos além da visão são totalmente aflorados e todo esse estímulo gera no teu corpo uma sensação de leveza, de descoberta.

Se você puder ficar ali nem que seja por 5min, sentindo e ouvindo a própria respiração, as batidas do seu coração é simplesmente uma experiência única para se permitir ouvir.  E ainda tem a energia que cada caverna trás consigo, a beleza que as lanternas revelam no meio da escuridão é tudo incrível, super diferente de tudo que costumamos ver no dia a dia e ainda cumpre várias atividades da lista de itens liberam a sensação de bem-estar na sua mente.

  • Você se exercita
  • Conhece algo novo 
  • Vive o agora
  • Presta atenção no seu corpo
  • Se diverti 
  • E se energiza na natureza

E você sai como desse passeio? RECONECTADO E ENERGIZADO.

Dentre os locais com cavernas abertas para visitação no Brasil eu conheço dois e super indico, que são: 

– PETAR: (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) que fica em Iporanga – SP, quase na divisa com o Paraná. São mais de 350 cavernas.

– TERRA RONCA:  (Parque Nacional Terra Ronca) que fica em São Domingos – GO  A área ainda está sendo explorada, por isso o local conta com apenas 5 cavernas disponíveis para visitação, mas são AS 5  =)

“Amo sentir a vibração da natureza, conhecer e aprender algo novo, explorar meus limites e escrever sobre o que sinto.” 💓 Sou criadora de conteúdos focado em bem-estar. Vivo e compartilho meu conhecimento e minhas experiências, principalmente de como me reconecto com minha essência para viver uma vida mais leve e com propósito. 📝 Tudo está interligado de alguma forma, vamos juntos deixar a energia fluir?

Postar um comentário