Top
  >  Ecoturismo   >  Brasil: O país das cachoeiras

Existe um país no mundo que é abençoado com um território antigo onde as placas tectônicas estão estáveis e os acidentes geográficos permitem que as nascentes derrubem sua água por grande parte de seu território, desenhando a geografia e cavando desníveis formando as as então, cachoeiras.

Este país, repleto de verde, possui nascentes de água cristalina espalhadas em grande parte de seu território. A natureza, ainda preservada em muitos locais, escondem preciosas e belas cachoeiras, muitas ainda a serem descobertas.

Brasil, o país das cachoeiras.

Exóticas, aconchegantes, volumosas, discretas, belas, imponentes, altas, largas, suaves, radicais… Os adjetivos são incontáveis, tanto quanto as cachoeiras também.

Que tal essa lista com as 10 cachoeiras mais incríveis do Brasil?  Assim te incentivamos a conhecer essas riquezas nacionais.

1. Catarata dos Couros - Chapada dos Veadeiros/GO

Se Deus morasse na Terra, aqui seria sua morada. Com estas palavras fui apresentado a um verdadeiro santuário, que há vários anos ainda era desconhecido até pelos moradores locais. A Catarata dos Couros exibe um complexo com diversas e grandiosas cachoeiras na Chapada dos Veadeiros em Goiás. O visual deste local impressiona até os mais acostumados a visitar cachoeiras e empolga qualquer um a no mínimo tocar sua água.

Foto: Daniel Carnielli

2. Salto Yucumã / RS

Na divisa com a Argentina, mas nas terras brasileiras, está a maior cachoeira em comprimento do mundo. O Salto Yucumã tem quase 2 quilômetros de largura em quedas d´água combinadas de até 15 metros de altura. Para conhecer essa exclusiva cachoeira é preciso agendar a visita na época e horário certo. Há uma represa que periodicamente abre suas comportas inundando a cachoeira por completo. Mas quando as comportas estão fechadas, o espetáculo está aberto.

Foto: www.turismodenatureza.com.br

3. Cataratas do Iguaçu / PR

Todo mundo já ouviu falar da mundialmente conhecida Catarata do Iguaçú. São mais de 260 quedas d´água com até 70 metros de altura que desaguam num espetáculo de grandiosidade da água grande, Iguaçu em tupi-guarani é grandioso e inesquecível. Conhecer as cataratas é como um carimbo de experiência que acredito que todos deveriam ter no passaporte da vida.

Foto: Daniel Carnielli

4. Cachoeira do Santo Isidro - Serra da Bocaina/SP

O caminho do Ouro da histórica Estrada Real passa por locais muito especiais do nosso país e um deles é a Serra da Bocaina. O então constituído como Parque Nacional, detém bela e exuberante natureza bem preservada e diversas cachoeiras, sendo que a mais bela é a Cachoeira do Santo Isidro.

Foto: Daniel Carnielli

5. Cachoeira do Buracão - Chapada Diamantina/BA

Com formação geográfica singular e rochas desenhadas pela água por milhões de anos, a Cachoeira do Buracão é mais um espetáculo de representação da ação da água com tempo sobre as rochas. O cânion desenhado e águas sinuosas criam um ambiente singular nesta chapada tão repleta de cenários exclusivos.

Foto: www.chapadadiamond.com.br

6. Cachoeira do Label - Chapada dos Veadeiros/GO

A maior cachoeira do centro-oeste brasileiro é também a maior cachoeira da Chapada dos Veadeiros. Descoberta em meado dos anos 2000, esta imponente cachoeira derruba suas águas à 186 metros de altura em um convidativo poço para banho.

Foto: Daniel Carnielli

7. Salto do Rio Preto - Chapada dos Veadeiros/GO

O Salto do Rio Preto é a maior cachoeira do Parque Nacional do Rio Preto. Só isso já impressiona, mas ela não se apresenta sozinha. Seus 120 metros de altura são somados também ao poço do Garimpo de 80 metros de altura e ainda acima a Cachoeira do Carrossel e de um mirante belíssimo chamado Janela, é possível ver de longe e com segurança esse espetáculo de águas, cores e natureza preservada do parque.

Foto: Daniel Carnielli

8. Cachoeira da Formiga - Jalapão/TO

Á água é tão clara, tão verde, que por instantes nossos olhos parecem acreditar que estamos olhando para uma escultura de vidro transparente. A Cachoeira da Formiga é a querida do Jalapão. Não há um visitante do Jalapão que não queira conhecer essa pequena cachoeira de água morna e transparente. O local é um convite ao banho tão precioso que se alguém chamar de joia, estará somente simplificando os adjetivos para descrevê-la.

Foto: Daniel Carnielli

9.Cachoeira São Romão - Chapada das Mesas/MA

Uma parede volumosa de água bem no coração do Parque Nacional da Chapada das Mesas. A São Romão é daquelas cachoeiras que a diversão é garantida. O rio tem até praia e há quem entre com caiaque para explorar sua extensão. Sem dúvida é um atrativo imperdível no maranhão.

Foto: Daniel Carnielli
10. Cachoeira das Flores - Parque Nacional do Itatiaia/RJ

Talvez a menor cachoeira dessa lista, de água transparente e gélida. A cachoeira das Flores é também a cachoeira de maior altitude Brasil. Situada na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, ela fica à uma altitude de quase 2300 metros do nível do mar, por este motivo suas águas são provavelmente as mais geladas do Brasil.

Foto: Daniel Carnielli

Brinde =)

11. Cachoeira do Segredo - Chapada dos Veadeiros/GO

Seu nome se dá porque a cachoeira fica num vale e permaneceu escondida por muito tempo. Quando descoberta sua beleza e imponência, mantê-la em segredo não foi mais possível. A Cachoeira do Segredo possui uma das quedas de água mais belas do Brasil. São 130 metros de altura desenhados pela natureza em uma queda desenha um véu na água por toda sua extensão. É um segredo que precisa ser guardado e preservado por todos os visitantes. E você, consegue guardar em segredo tanta beleza?

Foto: www.csr.ufmg.br/fipcerrado

E você, concorda que estas cachoeiras são incríveis? Conta para nós, qual cachoeira você colocaria nesta lista? 😉

Oi, sou Daniel Carnielli, administrador, fotógrafo, artista marcial e viajante. Estou aqui para levar você comigo pelos locais mais incríveis que você verá. Hora intenso, hora perdido, hora me encontrando, desde meus 15 anos vivo em contato com este mundo de forma apaixonante, levando pessoas nessa aventura para superarem seus limites mentais e descobrir a natureza. Vem comigo!

Postar um comentário