>  Yoga   >  A importância do alinhamento corporal na prática de Yoga.

O objetivo do Yoga em si é Moksha e Liberdade, ou libertação. Praticamos Yoga para nos libertar dos nossos próprios condicionamentos e crenças limitantes, que nos mantém presos na rede de dor e sofrimento.

Um corpo funcional é aquele capaz de realizar as tarefas do cotidiano: trabalho, hobbies e esportes. Portanto as articulações precisam ter mobilidade, músculos saudáveis com tônus, resistência, força e alongamento. Assim o objetivo da prática de Asanas (posturas) é dar ao corpo liberdade de movimentos, saúde e longevidade.

O alinhamento corporal durante a prática de Asanas é um ponto crucial para o desenvolvimento de uma prática segura, constante, sólida e ao mesmo tempo fluída.

É comum quando a gente começa a praticar yoga e se sente perdido com tantos movimentos diferentes em uma amplitude tão grande, tantos comandos corporais, várias posturas que tem nomes de animais e em uma língua que é difícil entender, e ainda ter de respirar fazendo tudo isso. Para o iniciante pode ser difícil de entender e mais ainda colocar em prática.

Para começar estamos falando de postura. O conceito de postura é adotar um posicionamento no corpo que gere um menor gasto energético para se manter por um determinado período de tempo.

De maneira fisiológica esse alinhamento significa alinhar e ajustar ossos e articulações visando prevenir dores e acidentes, potencializando o funcionamento dessa máquina perfeita que é o nosso corpo.

Alinhamento é ter consciência do corpo como um todo e também no espaço, sabendo da forma de cada Asana e fazer adaptações dentro de cada postura para que o corpo ganhe espaço, se abra e possa permanecer por algum tempo. A respiração profunda produz movimentos tridimensionais na caixa torácica, portanto ajustar a respiração é o primeiro passo para o alinhamento, aprender a respirar e se conectar com a respiração garantirá um melhor alinhamento.

Por exemplo: se estou alinhado simetricamente, as tensões são equilibradas em ambos os lados, a coluna permanece em seu ângulo longilíneo e consigo respirar com fluidez. Já em uma posição assimétrica gera uma cadência de compensações e tensões pelo corpo todo.

De maneira sutil os Asanas podem promover desbloqueios de energias represadas e dissolução de couraças de tensão crônicas. Fazendo com que a respiração e energia circule melhor entre cada camada corporal, estimulando o fluxo do Prana, a força vital.

Cada órgão, vaso sanguíneo e tecido tem seu devido lugar. Se o corpo tiver um bom alinhamento permitimos que todo organismo continue em funcionamento fisiológico conforme foi divinamente planejado, garantindo sua saúde plena e liberdade.

Mas então, qual é a postura ideal?

O ideal não é aquela forma que vemos nas fotos, nos livros, ou no corpo do professor. O ideal é aquela postura que você não sobrecarrega suas articulações, onde você não tem desconforto e mais que tudo o ideal é que você consiga respirar na postura que estiver.

Regras de alinhamento nas posturas não podem ser aplicadas a todos igualmente, pois cada corpo é único e deve ser tratado como tal. Além de que o corpo em sua própria natureza não é 100% simétrico. Cada um de nós carrega marcado em seu corpo, questões, encurtamentos, bloqueios, traumas, lesões…os Sanskaras.

Na Oficina de Asanas e Surya Namaskar da Imersão Moksha com Lili Biancardi, o praticante será apresentado a fisiologia, a cinesiologia e a biomecânica do corpo, assim como a forma “ideal” das principais e mais importantes posturas que compõe a pratica de Hatha Vinyasa Yoga, e será convidado a se perceber em cada uma delas, usando o bom senso, fazendo auto adaptações visando estimular a percepção e consciência corporal e entendendo em si mesmo seus próprios alinhamentos, encaixes, tendências de compensação e maneiras de reequilibrar-se. Construindo assim uma relação equânime e de longo prazo com a prática.

Com a prática, boas orientações, atenção plena e ajustes finos, o praticante de Yoga terá imensos ganhos com a pratica de Asanas, em sua postura no dia a dia, dores, em sua consciência corporal, questões mentais, saúde, vida emocional e energética.

O Yoga abrange uma ampla gama de técnicas físicas, mentais e espirituais. Através da prática, desenvolvemos um nível de consciência mais elevado e isso nos torna mais atentos a tudo o que nos rodeia. Ampliando assim nossa capacidade de perceber e realizar cada ação e pensamento que nos acompanham em nossas vidas diárias.

Inscreva-se na Imersão Moksha e desfrute dos benefícios da Oficina de Asanas e Surya Namaskar

Conteúdo desenvolvido por Lili Biancardi

 

icone amo colorido

Somos uma comunidade que informa, compartilha e conecta você ao universo de bem-estar e autoconhecimento através do Turismo de bem-estar e Retiros.

Postar um comentário